30 de agosto de 2017

VII Conferência Municipal de Assistência Social de Barra do Mendes


A Secretaria Municipal de Assistência Social e o CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social, realizaram nesta terça-feira, 29 de agosto, pela manhã, a VII Conferência Municipal de Assistência Social de Barra do Mendes. A conferência realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Barra do Mendes, que este lotada durante o evento, que teve como tema este ano, "Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS".

Na abertura da conferência, após a formação da Mesa Diretora e do cântico dos hinos de Barra do Mendes e do Nacional Brasileiro, usou da palavra a 1ª dama e secretária municipal de assistência social Sirlene Medrado, que declarou como aberta a VII Conferência Municipal de Assistência Social de Barra do Mendes, e fez uma saudação de boas vindas aos presentes no evento.

Em seguida, representando o prefeito Galego, que não pode estar presente por estar participando de uma reunião em Irecê neste horário, fez uso da palavra o chefe do gabinete do prefeito, Dr. Vitor Alcântara, que justificou a ausência de Galego e falou sobre a importância de Barra do Mendes ser bem representada nas convenções estadual e nacional, através dos delegados eleitos nesta convenção municipal.

Em seguida a mesa foi desfeita e a primeira palestrante convidada foi a 1ª dama e secretária municipal de assistência social Sirlene Medrado, que discorreu sobre o tema "Contextualização do Cenário Social Atual de Barra do Mendes". Em seguida foi realizada a Palestra Magna, tendo como palestrante a coordenadora do CRAS de Barra do Mendes, a assistente social Margarete Araújo, com o tema "Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS".

Após as palestras, foi dado início às oficinas e foram formados grupos de debates inscritos para debater e deliberar sobre quatro eixos pré estabelecidos dentro do Regimento Interno da conferência.
O Eixo 1 foi coordenado por José Hermínio, psicólogo da Equipe volante do CRAS e teve como tema " A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistências".

O Eixo 2 foi coordenado por Jakeline Benício, Assistente Social da Equipe Volante do CRAS e teve como tema "Gestão Democrática e Controle Social - o lugar da sociedade civil no SUAS".
O Eixo 3 foi coordenado por Marileide Salviano, Assistente Social da Equipe Volante do CRAS e teve como tema "Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios de renda como garantias de direitos socioassistenciais".

E por último o Eixo 4, que foi coordenado por Iure Araújo, psicólogo do CRAS, que teve como tema "A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais". Após as oficinas foi feita a apresentação das propostas e em seguida foram escolhidos os Delegados que representarão Barra do Mendes na XI Conferência Estadual de Assistência Social da Bahia.












Postagens relacionadas

VII Conferência Municipal de Assistência Social de Barra do Mendes
4/ 5
Oleh