31 de março de 2017

Saiba quais cidades da Bahia terão o sinal analógico desligado em julho

Em julho deste ano, o sinal analógico da TV Bahia será desligado em Salvador e mais algumas cidades.

Veja abaixo quais cidades que também terão o sinal analógico desligado aqui na Bahia, em julho.

Foto: TV Bahia

O que é preciso fazer para não ficar sem o sinal de TV aberta.

Televisores

Para receber o sinal digital, é preciso ter um aparelho de televisão com conversor embutido ou colocar um conversor. Os aparelhos mais recentes possivelmente têm conversor embutido. É preciso conferir pelo menu da TV ou pelo manual do aparelho. Procure pelo selo DTV. Se ele estiver na sua TV, ela já está preparada para receber o sinal digital.

Antenas
Também é preciso instalar uma antena para captar o sinal digital. As antenas externas, usadas no telhado das casas, são as mais indicadas. Nos prédios e condomínios, podem ser usadas antenas coletivas para captar o sinal digital.
É recomendável consultar um vendedor ou especialista em antenas para auxiliar na adaptação, de acordo com o local da sua residência.

TV paga e parabólica

Quem tem o serviço de TV por assinatura ou parabólica não precisa fazer adaptações para receber o sinal digital. No entanto, por falta de acordo entre as operadoras de TV por assinatura e as emissoras SBT, Record e Rede TV!, esses três canais não estarão disponíveis na TV paga, nos locais onde o sinal aberto já foi desligado, mas eles podem ser sintonizados pelo sinal digital.

Próximos passos

Até dezembro de 2018, mais de 1,3 mil cidades do Brasil terão o sinal analógico de TV desligado. A próxima etapa do desligamento será em Goiânia e mais 28 municípios do estado, no dia 31 de maio.
Em julho, será a vez da região metropolitana de quatro capitais: Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte e Recife. Também para a data de 26 de julho estão previstas as cidades cearenses de Sobral e Juazeiro do Norte. Em setembro, o sinal deve ser desligado em cidades do interior paulista: Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e municípios da região do Vale do Paraíba. Em outubro, serão o Rio de Janeiro e Vitória.

A primeira cidade que teve o sinal analógico desligado foi Rio Verde, em Goiás, como um piloto da operação, em março do ano passado. Em novembro, o sinal foi desligado em Brasília e nas cidades do entorno.

Com o desligamento do sinal analógico, a faixa de 700 megahertz, que atualmente é utilizada paras transmissões de TV analógica na região, será destinada ao serviço 4G de telefonia móvel.


Com informações da TV BAHIA

Postagens relacionadas

Saiba quais cidades da Bahia terão o sinal analógico desligado em julho
4/ 5
Oleh