7 de março de 2017

Programa de Assistência ao portador de glaucoma é realizado em Barra do Mendes

 
O Glaucoma é uma doença que afeta irreversivelmente o nervo óptico, que carrega as informações visuais para o cérebro. A doença é silenciosa, não causa dor ou outro incômodo, gerando desconforto apenas quando a cegueira já começa a acontecer. Apesar de não ter cura, o tratamento retarda o avanço da cegueira.

Um dos maiores inimigos no combate a esta doença é o medo. Mas é muito importante lutar contra este sentimento, a tristeza ou a negação. Afinal, é justamente o tratamento correto e disciplinado que irá fazer com que o glaucoma não progrida.

O importante é não ceder frente às dificuldades e começar o tratamento o quanto antes. Por esta razão, o prefeito Galego e o Secretário de Saúde Carlos Araújo, sensíveis a esta causa, tudo fizeram para que fosse realizado durante a primeira gestão (2013-2016) o I, II, III, e IV MUTIRÃO DE GLAUCOMA, quando só no último mutirão foram atendidas mais de mil e duzentas pessoas. Dando prosseguimento na atual gestão, a Secretaria Municipal de Saúde através do Programa de Assistência ao Portador de Glaucoma, tem facilitado de modo que os portadores da referida doença possam contar com o acompanhamento e distribuição da medicação (colírios) de forma gratuita.

Nesta quinta-feira, dia 02 de março de 2017, na Câmara de Vereadores contando com a presença do prefeito Galego e do secretário municipal de saúde Carlos Araújo, os moradores do Município de Barra do Mendes foram atendidos pelos Médicos Oftalmologistas: Dr. Ubirajara Ronaldo Anunciação e Dr. Wilson Silva da Mata, sob a orientação da Coordenadora de Eventos do Hospital de Olhos São Paulo (cadastrado no programa do governo – SUS) e Equipe, Srª Izis Pires. Dos 331 pacientes portadores de Glaucoma convocados pela Atenção Básica em Saúde Local, 271 (duzentos e setenta e um). compareceram para atendimento. 

O atendimento contou com Consulta Oftalmológica, Tonometria, Fundo de Olho e Distribuição dos seguintes colírios: Azopt, Brimonidina, Cosop, Dorzolamida, Dutrovatan e Travatan.

Postagens relacionadas

Programa de Assistência ao portador de glaucoma é realizado em Barra do Mendes
4/ 5
Oleh