23 de setembro de 2016

União reconhece emergência por estiagem em Irecê e mais três cidades baianas

Irecê, no centro norte baiano (Foto: Renato Sampaio)
Quatro cidades baianas tiveram decretos de situação de emergência por estiagem reconhecidos pela União. Os decretos vão vigorar em Irecê, no centro norte; Ibitiara, na Chapada Diamantina; Riacho de Santana, na região do Velho Chico, oeste; e Rio do Antônio, no chamado Sertão Produtivo, sudoeste.

Ao todo, 51,5 mil pessoas são afetadas pela falta de chuvas nessas cidades. Da lista, o município com maior população prejudicada em termos proporcionais é Riacho de Santana. São 30,6 mil afetados, ou 84,5% dos 36,2 mil moradores conforme a última estimativa do IBGE em 2016. Os dados são feitos nas próprias prefeituras e encaminhados ao Estado e à União.

Com o reconhecimento federal, os municípios podem pedir apoio de programas de fornecimento de água tratada, como a Operação Carro-Pipa Federal, além de benefícios como a renegociação de dívidas no setor de agricultura com o Banco do Brasil; aquisição de cestas básicas.

As homologações foram publicadas nesta sexta-feira (23) no Diário Oficial da União e cobrem no total 23 municípios. Além da Bahia, listam cidades do Maranhão, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso e Sergipe que emergência.

Fonte: BN

Postagens relacionadas

União reconhece emergência por estiagem em Irecê e mais três cidades baianas
4/ 5
Oleh