9 de setembro de 2016

Município de Barra do Mendes avança no índice do IDEB

O município de Barra do Mendes avança no índice do IDEB (Índice do Desenvolvimento da Educação Básica), em uma avaliação externa realizada de dois em dois anos pelo Governo Federal através da Prova Brasil, obteve um resultado acima do esperado. O IDEB em 2013 era de 4,4 e agora o resultado de 2015, subiu para 5,3, aumento de um ponto, realmente foi um grande avanço, fruto do trabalho de todos da rede municipal. 

Ao tomar conhecimento dos dados, o prefeito de Barra do Mendes, Galego fez questão de lembrar as ações realizadas no inicio do seu governo com o objetivo de mudar a realidade das escolas municipais. O resultado positivo, segundo ele, mostra que os investimentos feitos pela Prefeitura geraram bons frutos.

“Estamos garantindo uma educação de qualidade, investindo em nossas crianças e professores. Ainda não chegamos ao ideal, mas esse resultado positivo mostra que estamos no caminho certo e que nos motiva, ainda mais, para fazer os investimentos que a educação do Município precisa”, ressalta o prefeito.


O IDEB – Como Funciona?

Divulgado a cada dois anos, o Ideb funciona como um dos indicadores nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação. Criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2007, o índice representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.  

O Ideb agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb– para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

BM News

Postagens relacionadas

Município de Barra do Mendes avança no índice do IDEB
4/ 5
Oleh