22 de outubro de 2015

Xique-Xique: Suposto incêndio criminoso é denunciado no Senado Federal

Um incêndio supostamente criminoso nas margens da Lagoa de Itaparica, em Xique-Xique, no Vale do São Francisco, foi tema de discurso da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) em Brasília nesta quarta-feira (21). Conforme Lídice, relato de um professor Railton Nascimento, uma área equivalente a cem campos de futebol, às margens do rio São Francisco, foi devastada pelo fogo.

Segundo a denúncia, as chamas consumiram centenas de árvores de carnaúbas nativas, e dizimou aves migratórias, como garças, marrecos, mergulhões, entre outras espécies. A extensão de carnaubal atingida pelo fogo faz parte dos 78 mil hectares de Área de Proteção Ambiental da Lagoa de Itaparica, estabelecida pelo Ministério do Meio Ambiente.

A parlamentar afirmou que vai encaminhar denúncia à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e ao Instituto do Meio Ambiente e solicitar a apuração dos fatos. Através da carnaúba, se extrai uma cera, usada como matéria prima na produção de chips de telefones celulares, cosméticos, e até para artefatos da indústria aeroespacial. Os frutos também servem de ração animal.

Informações: Central Notícia

Postagens relacionadas

Xique-Xique: Suposto incêndio criminoso é denunciado no Senado Federal
4/ 5
Oleh