28 de agosto de 2015

Bahia possui 100 municípios com conexão à internet via WI-FI público

O estado da Bahia está entre os estados brasileiros que oferecem conexão à internet por Wi-Fi público, sendo que o serviço oferecido gratuitamente à população já chegou a 100 municípios. O número só é inferior a São Paulo (207), Minas (155) e Rio Grande do Sul (116), segundo o Perfil dos Estados e dos Municípios Brasileiros realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Também de acordo com a pesquisa, divulgada na quarta-feira (26), no Nordeste, estados como Pernambuco (51) e Ceará (65) estão bem abaixo em número de cidades alcançadas pela internet sem fio, e o Acre só possui duas com o serviço, que cresceu 83,2% no Brasil entre 2012-2014. Catorze administrações estaduais, ou 51,9% do total, disponibilizavam o serviço WI-FI público, entre elas, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Os outros 13, como Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, não ofereciam o serviço até o ano passado.

Para o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Jorge Hereda, a disponibilidade do serviço Wi-Fi é mais um diferencial que a Bahia oferece na atração de novos investimentos. “O Governo da Bahia está fazendo um grande esforço para tirar o atraso nos investimentos em infraestrutura, como rodovias, ferrovias, portos, além de eletricidade, água e telecomunicações”.

Segundo ele, essas “são condições básicas para que possamos transformar em realidade uma carteira de investimentos privados, que hoje está na faixa dos R$ 70 bilhões, entre cartas de intenção, projetos e empreendimentos em implantação ou ampliação”. O Nordeste registrou o maior crescimento entre as regiões do País com WI-FI. A região saltou de 10,6%, em 2012, para 28,9%, em 2014, segundo os dados revelados pela pesquisa do IBGE, que também analisou os serviços oferecidos pelos municípios na internet.

Em 2014, 1.548 cidades ofereceriam páginas capazes não só de exibir ou enviar informações aos cidadãos mas também de realizar transações. Isso inclui o pagamento de contas e efetuação de matrículas em escolas da rede pública. O número representa 31,3% do total, acima dos 6,8% de 2012.

Fonte: G1 Bahia

Postagens relacionadas

Bahia possui 100 municípios com conexão à internet via WI-FI público
4/ 5
Oleh