22 de março de 2015

Barra do Mendes realiza o II Mutirão de Combate ao Glaucoma

Em parceria com a Hospital de Olhos São Paulo, a Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Mendes realizou um mutirão de exames de vista para combater o glaucoma, uma doença dos olhos que vem afetando a população, principalmente os mais idosos, podendo levar a cegueira. O II Mutirão de Combate ao Glaucoma aconteceu neste sábado, dia 21 de março, das 08 às 17 horas, na Escola Municipal Márcia Maria de Carneiro Méccia, para pessoas com idade igual ou superior a 40 anos.

As inscrições para participação no mutirão foram realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde nos povoados e na sede e também nas UBS's - Unidades Básicas de Saúde - nas áreas que não eram atendidas pelos agentes.

Esta é a segunda vez que a Secretaria Municipal de Saúde promove o Mutirão de Combate à Glaucoma, em parceria com o Hospital de Olhos São Paulo. O exame ocular pode ser usado para identificar o glaucoma. O médico precisará examinar o interior do olho, observando através da pupila, que geralmente é dilatada. Geralmente o médico realiza um exame completo do olho.
Os testes para diagnosticar o glaucoma incluem: 
• Gonioscopia (uso de lentes especiais para verificar os canais de circulação do ângulo); 

• Teste de tonometria para medir a pressão ocular; 
• Imagens do nervo óptico; 
• Resposta do reflexo da pupila; 
• Exame retinal; 
• Exame com lâmpada de fenda; 
• Acuidade visual; 
• Medição do campo visual.

Para o prefeito Armênio Sodré Nunes (Galego) a realização anual do exame de prevenção do glaucoma é uma forma segura de garantir a saúde e uma melhor qualidade de vida para os cidadão barramendenses. "A prefeitura disponibilizou transporte para que toda a população serrana e do baixio pudesse participar do II Mutirão de Combate ao Glaucoma, que foi um sucesso. No ano passado seiscentas e noventa e seis pessoas foram atendidas. Este ano atendemos mil e trezentas pessoas gratuitamente".

Para o vice prefeito e secretário municipal de saúde Carlos Araújo "a prevenção é a melhor arma para se combater qualquer tipo de doença e mais ações como esta serão realizadas na área de saúde".







Postagens relacionadas

Barra do Mendes realiza o II Mutirão de Combate ao Glaucoma
4/ 5
Oleh