30 de janeiro de 2015

Reportagem denuncia precaridade de saúde de João Dourado

Foto: Sertão Baiano
Moradores de João Dourado, município da região de Irecê, denunciam o mau estado da saúde local. 

Segundo o site Sertão Baiano, pessoas que precisaram dos serviços fizeram reclamações sobre o estado da Unidade de saúde da Atenção Básica (UBS) e do Hospital Municipal, este responsável pelos atendimentos de urgência e emergência. 

Na UBS, há relatos de falta de material médico, como “algodão, gases, atadura e até luva [descartável]”. Segundo o site, com medo de represálias, “ninguém da UBS quis falar” sobre a situação do local. 

Já no Centro de Referência e Especialidades Médicas da cidade foi verificado problemas, como “muro sujo, ferrugem no portão e o letreiro parcialmente caído causam a impressão de abandono”. No local, funcionam os setores de Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e são realizadas consultas de especialidades como cardiologia e ginecologia, além de sessões com fisioterapeuta. O Sertão Baiano afirma que desde o dia 8 de outubro, o Centro de Referência está sem coordenador ou responsável. 

A reportagem ainda aponta casos de negligência, como o não uso do equipamento do Disco de Equilíbrio Inflável, adquirido há seis meses, “mas que segue guardado num armário porque falta a bomba de bico para enchimento”. O equipamento deveria ser utilizado para estimular, massagear e melhorar a circulação sanguínea de homens e mulheres em tratamento.
Fonte: Sertão Baiano / Bahia Notícias

Postagens relacionadas

Reportagem denuncia precaridade de saúde de João Dourado
4/ 5
Oleh