2 de dezembro de 2014

Gasolina e diesel no Brasil tem até 24% de sobrepreço em relação ao do exterior

O preço da gasolina está entre 20% e 24% mais alto no Brasil do que no exterior. Já no diesel, a diferença é cerca de 15%. 

De acordo com o levantamento da Folha de S. Paulo, cujo cálculo compara o preço praticado no país e no golfo do México, referência internacional, os brasileiros estão pagando mais pelos combustíveis porque houve uma queda do produto no mercado internacional. 

A diferença, contudo, não foi repassada pelo país e o governo federal chegou a ir na contramão: a presidente Dilma Rousseff (PT) reajustou a gasolina em 3% e o diesel em 5%. 

O objetivo do reajuste é fortalecer as finanças da Petrobras e a ação é contrária à realizada pelo Executivo até outubro de 2014, quando a estatal subsidiou o consumidor brasileiro ao vender gasolina mais barata do que no exterior para controlar a inflação. 

Atualmente, é a população brasileira que subsidia, a Petrobras. O ganho mensal da estatal é de R$ 607 milhões na gasolina e de R$ 1,059 bilhão no diesel. Do montante total, 10% é repassado para o frete.

Postagens relacionadas

Gasolina e diesel no Brasil tem até 24% de sobrepreço em relação ao do exterior
4/ 5
Oleh