6 de setembro de 2014

Asteroide passa de raspão pela Terra neste domingo

Um asteroide vai passar de raspão pela Terra na tarde deste domingo. A rocha espacial, designada 2014 RC, só foi descoberta na semana passada e, segundo a Nasa, não tem risco de colidir com o planeta.

Com diâmetro estimado em 20 metros - similar ao do meteoro que explodiu sobre Chelyabinsk, na Rússia, em fevereiro de 2013, deixando cerca de mil pessoas feridas -, o asteroide cruzará o espaço a apenas 34 mil quilômetros da superfície da Terra, um pouco abaixo do plano da órbita do planeta em torno do Sol, no momento de maior aproximação, calculado para acontecer às 15h15 de domingo no horário de Brasília. Esta distância é menor do que a que os satélites geoestacionários, usados em serviços de telecomunicações e de previsão do clima, orbitam o planeta, de cerca de 36 mil quilômetros, e representa apenas um décimo da que separa a Terra e a Lua.

Embora não apresente risco de colidir com o planeta nesta passagem, a órbita do asteroide deverá eventualmente trazê-lo de volta para a vizinhança da Terra. Por isso, ele continuará a ser monitorado de perto, mas ainda não há previsão de que venha a apresentar qualquer perigo no futuro.

O Globo

Postagens relacionadas

Asteroide passa de raspão pela Terra neste domingo
4/ 5
Oleh