16 de junho de 2014

Saúde em Ibipeba é referência regional

Com mais de 6 mil atendimentos mensais,entre consultas com médicos e atendimentos com enfermeiros, a Saúde de Ibipeba tem recebido elogios dos usuários e também de moradores de outros municípios da região de Irecê.No município, são realizados também mais de 5 mil exames laboratoriais,com coleta no centro de saúde na sede, e nos postos de coleta em Iguitu e Mirorós.

Pensando em aumentar a oferta de serviços de saúde, a Prefeitura de Ibipeba em parceria com a atenção básica do município abriu extensão para mais duas unidades de atendimento. Uma em Alto de Vereda, que vai cobrir toda a área da faixa,e terá atendimento com enfermeiro e médico durante a semana, e outra unidade no povoado de Lagoa Grande, também com médico, enfermeiro e equipe especializada. 

Outra ação importante foi a implantação das especialidades mais procuradas pela população,iniciativa elogiada por cidadãos de outras cidades que não contam com essas especialidades no quadro do seu município. Em Ibipeba, são disponibilizadas as especialidades: Pediatria, Ginecologia, Ultrassonografia, Otorrinolaringologia,Neurologia,Psiquiatria, Nutrição,Fisioterapia,Fonoaudiologia,Psicologia, além de clínica médica, emergência e Tratamento Fora do Domicílio (TFD).Nessa gestão foi implantando também o Samu 192, reivindicação antiga da população.

No Centro de Saúde do município, é realizado Eletrocardiograma, atendimento de fisioterapia com data e hora marcada, além de consultas e atendimentos com médicos,durante toda a semana.Exames especializados são realizados em outras cidades, e são agendados na secretaria de saúde mensalmente.

Os Postos de Saúde da Família contam com médico, e equipe que inclui dentistas para atender da melhor forma possível a população. Seis, dos sete Psfs contam com o profissional, e o Psf que não tem o dentista fixo, recebe o odontomóvel para fazer a cobertura da população.São realizados também grupos de alongamento em Iguitu,Miroró,Lagoa do Cedro e Aleixo, além de atendimento de fisioterapia em domicílio aos acamados. 

Pelo TFD, são 8 viagens mensais para Salvador e os pacientes ficam hospedados em uma pousada que é custeada com recursos próprios.A Prefeitura entra com a contrapartida de quase R$ 35.000 (Trinta e Cinco mil Reais)mensais para o bom andamento do programa no município. Em breve serão entregues mais quatro Unidades Básicas de Saúde que estão sendo construídas nos povoados de Olhos D´água do Badu, Lagoa Grande, Mirorós e uma na sede, obras em parceria com o Governo Federal, que trará mais conforto e agilidade no atendimento á população. 

A secretária de Saúde Aline Malaquias faz um balanço das ações e ressalta a participação da equipe e o apoio da Prefeitura como base para o funcionamento das ações de saúde no município “ Não podemos negar que a Saúde em Ibipeba teve um avanço significativo, mas é preciso fazer muito mais. Estamos trabalhando juntos em busca de uma saúde mais humanizada e com atendimento digno para a nossa população”declara

Prefeitura Municipal de Ibipeba - Governo Compromisso com a Nossa Terra





Postagens relacionadas

Saúde em Ibipeba é referência regional
4/ 5
Oleh