21 de abril de 2014

Campanha de vacinação contra a gripe começará nesta terça-feira

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira (22) com ampliação da faixa etária: agora a vacina estará disponível para crianças de seis meses a cinco anos. Em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, 82.311 pessoas fazem parte do público-alvo. A meta é vacinar 80% desta parcela da população. A campanha vai até o dia 9 de maio.

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, mortes. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de internações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B) determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano.

Além das crianças, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da área de saúde, gestantes, e mulheres que estão dentro dos 45 dias após o parto devem se imunizar. No ano passado, a faixa etária do público infantil foi de seis meses a menores de dois anos, mas este ano as crianças com até cinco anos também receberão a vacina. Portadores de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem comparecer aos postos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a extensão da faixa etária tem como finalidade reduzir casos graves e óbitos. Outro fator que contribuiu para a inclusão dos menores de cinco anos foi o fato das taxas de internação neste público terem se igualado a dos idosos em 2013. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da OMS.

Após a aplicação da vacina, podem ocorrer dor no local da injeção, eritema e induração. Os efeitos passam, na maioria das vezes, em até 48 horas. As pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha deverão procurar o Posto de Saúde da Família (PSF) ou Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, ou ainda o Centro de Saúde, na Rua Santos Dumont, no Centro. G1

Postagens relacionadas

Campanha de vacinação contra a gripe começará nesta terça-feira
4/ 5
Oleh