5 de fevereiro de 2014

ONS: demanda por energia bateu recorde antes do apagão

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que na terça-feira (4) dia em que um apagão atingiu 13 Estados, houve recorde de demanda instantânea no subsistema Sul. 

A demanda máxima instantânea atingiu 17.412 MW às 14h de terça-feira. O apagão ocorreu às 14h03. Segundo o Boletim de Carga Especial do ONS, divulgado nesta quarta-feira, 05, a causa da demanda recorde se deve à continuidade das altas temperaturas e ao índice de desconforto térmico nessa região do país, na hora de maior insolação. O recorde anterior, de 17.357 MW, havia sido atingido no dia 29 de janeiro. 

Estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do País ficaram sem energia elétrica por causa de falhas na linha de transmissão entre Colinas (TO) e Serra da Mesa (GO). Segundo o ONS, o restabelecimento da interligação entre o Norte e o Sudeste ocorreu 38 minutos depois da queda da energia. 

Mas algumas localidades chegaram a ficar quase duas horas sem luz. Ainda de acordo com o órgão, o apagão afetou cerca de 6 milhões de pessoas. Na quinta-feira, uma reunião no ONS discutirá o apagão. Participarão do encontro representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do Ministério de Minas e Energia, do ONS e das concessionárias envolvidas, entre elas Eletronorte, Furnas, Tractbel, Cemig, Cesp e Eletrosul.

Postagens relacionadas

ONS: demanda por energia bateu recorde antes do apagão
4/ 5
Oleh