31 de janeiro de 2014

Desemprego atinge percentual mais baixo em dez anos

Foto: Reprodução/O Globo
O desemprego nas seis maiores regiões do país (Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador) terminou em 5,4% em 2013, abaixo dos 5,5% registrados em 2012, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) divulgada nesta quinta-feira (30) pelo IBGE. Em dezembro, o indicador recuou para 4,3%, a taxa mais baixa da série histórica da pesquisa iniciada em 2002.  

Uma das explicações para a queda do desemprego no ano passado foi a redução no número de pessoas que procuraram emprego. Enquanto o contingente de pessoas em idade de trabalhar aumentou 1% no ano passado, a parcela deste grupo que não trabalhava e nem procurava emprego cresceu ainda mais: 1,6%.  

A taxa média de desemprego nacional só será conhecida quando sair o resultado da Pnad contínua, que pesquisa o mercado de trabalho em 3.500 municípios de todo o país. O primeiro resultado desta pesquisa mostrou que o desemprego no segundo trimestre do ano ficou em 7,4%, índice superior aos 5,9% registrados nas seis regiões metropolitanas analisadas pela PME. De acordo com a Pnad, em 2012 a taxa média de desemprego do país foi de 6,2%. (Informações Metro1)

Postagens relacionadas

Desemprego atinge percentual mais baixo em dez anos
4/ 5
Oleh